fbpx

Curso de Formação em YOGA.

A terceira edição do Curso de Formação em YOGA no Sítio Geranium começa em março (confira a agenda dos módulos do curso abaixo). As inscrições estão abertas.

 

A prática do yoga no Sítio é uma experiência especial de conexão, relaxamento e meditação, principalmente pelo ar puro e contato com a natureza. Com uma localização privilegiada entre as cidades de Samambaia e Taguatinga o local proporciona uma conexão ímpar com o ambiente natural. A tranquilidade do espaço favorece a prática e possibilita exercício de inspiração e comunhão .

 

A prática de yoga ocorre desde 2002 com aulas regulares para a comunidade interessada. Além disso, já foram realizados no local cursos de formação de instrutores de yoga, Curso de Formação e Aprofundamento e cursos de acroyoga.

 

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS:

98164 3362 e yogageranium@gmail.com

 

Temas e cronograma

Módulo Tema Datas
I Princípios éticos do Yoga 30 e 31 de março
II Anatomia, fisiologia e consciência do movimento 20 e 21 de abril
III Técnicas de Yoga: Hatha Yoga 25 e 26 de maio
IV Técnicas de yoga: Mudras 29 e 30 de junho
V Anatomia, fisiologia e consciência do movimento II 27 e 28 de julho
VI Técnicas de Yoga: Hatha Yoga II 17 e 18 de agosto
VII Técnicas de yoga: Canais de Energia e Chakras 28 e 29 de setembro
VIII Metodologia de ensino 26 e 27 de outubro
IX Praticas Integrativas e Ayurveda 15, 16 e 17 novembro
X Encerramento / Avaliação 07 e 08 dezembro

 

 

 

 

 

Investimento:

Será proposto aos alunos um valor justo agregado para um curso que inclui alimentação e vivências únicas num espaço de fácil acesso e que é um verdadeiro Santuário Ecológico. Com uma entrevista inicial será realizada a seleção dos alunos.

 

Valores propostos:

 

Mensalidade: R$ 600 x 10 = 6.000 (à vista 10% de desconto)

 

Por que Yoga no Sítio?
Por que um curso de yoga no Sítio Geranium? O Sítio é um Santuário Ecológico, centro de referência em educação socioambiental e produção de alimentos orgânicos. Também oferece espaço para realização de cursos e eventos. O local funciona como um ambiente vivo para trocas, experiências, ensino e pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade. O Ministério da Saúde regulamentou yoga como uma das Praticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs) pela portaria no 849 de 2017, portanto propor uma formação neste espaço é fechar um círculo de dedicação e cuidado ao ser humano pela saúde integral e qualidade de vida.

O Sítio está inserido na Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek (ARIE JK) que foi criada pela Lei n. 1.002/1996. Situada entre as cidades de Samambaia, Ceilândia e Taguatinga, a ARIE JK é extremamente importante para a garantia da preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos que no futuro deverão abastecer as cidades do Distrito Federal.

A ARIE JK integra o Núcleo Rural de Taguatinga, concebido no planejamento original de Lucio Costa como parte do Cinturão Verde para abastecimento de Brasília. O Sítio Geranium está dentro desta Arie e trabalha diariamente para manter o local preservado. Promover ar puro para as cidades e disponibilizar o ambiente para práticas de atividades que proporcionam qualidade de vida, pois é urgente e necessário.

Método
Desenvolvemos uma metodologia própria de um Yoga orgânico, que integra o ser humano e todas as suas diversidades. O curso será oferecido com aulas teóricas e práticas sobre a ciência e filosofia do Yoga, também metodologias complementares de meditação, conexão com o corpo e alimentação. O curso é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com professores capacitados para ministrar os conteúdos teóricos e práticos, com apoio de uma pedagoga.

O curso terá a duração de 10 meses, havendo um encontro mensal aos finais de semana e um encontro as sextas feiras para estudo. Cada módulo está subdividido em média de 16 horas e um modulo de imersão em 3 dias com o total de 34 horas, perfazendo 216 horas diretas e 80 indiretas .

O material das aulas teóricas será disponibilizado pelos professores e os alunos serão estimulados a complementar construindo um portfólio e também pesquisando para a construção coletiva, e confecção de um ebook do grupo com fotos e depoimentos ao termino do curso.

As avaliações finais serão pautadas em auto avaliação, avaliação escrita, projeto social, ebook, portfólio pessoal e apresentação de uma aula prática dentro da metodologia proposta.

Para a emissão do certificado o aluno necessita comprovar participação de 160 horas -aula práticas como aluno.

No projeto social os alunos serão incentivados a desenvolver um projeto de aulas de yoga para a comunidade onde terão oportunidade de interagirem com sua comunidade e aplicar os conceitos e práticas propostos durante o curso.

Mensalmente serão ouvidos em reuniões ou preenchidas fichas de avaliação onde os Feed backs ativos ajudarão a construir a participação e melhoria dos resultados.

 

Carga horária

Carga horária teórica: 216 horas diretas

Módulo Tema Horas teóricas
I Princípios éticos do Yoga 30 h

15h + 05 encontros de 3h

II Anatomia, fisiologia e consciência do movimento 15h
III Técnicas de Yoga: Hatha Yoga 16h
IV Anatomia, fisiologia e consciência do movimento II 15h
V Técnicas de yoga: Mudras 16h
VI Técnicas de Yoga: Hatha Yoga II 16h
VII Técnicas de yoga: Canais de Energia e Chakras 16h
VIII Metodologia de ensino 20h
IX Praticas Integrativas e Ayurveda 32h
X Encerramento / Avaliação 16h
Extra Treinamento de aula/Projeto social 16h
Grupo de estudo: (um encontro mensal: 6as à noite) 32 horas

9 encontros de 3h

1 encontro de 5h

Aulas práticas (80 horas indiretas e práticas do curso)

Tema Horas práticas
Projeto social 40 h
E-book 20h
Disciplinas opcionais 20h

 

A carga horária (80h) será dividida em estágio onde os aspirantes proporão em grupo ou individualmente um projeto social para a comunidade e serão acompanhados diretamente pelos professores e a produção do material interativo (e-book). O aspirante poderá se inscrever em cursos de sua área de interesse com professores renomados e apresentar certificado de até 20 horas.

Certificado: Sítio Geranium e Aliança do Yoga

Alimentação: Durante o curso serão oferecidos 2 lanches e o almoço. A alimentação balanceada servida será vegetariana com opções veganas. Destacamos no curso um estudo contínuo sobre várias linhas de alimentação, como alimentação viva, inclusão de Pancs, alimentação ayurvédica, entre outras.

Os alunos serão convidados a participar da elaboração dos cardápios e do preparo dos alimentos oferecidos durante o curso de forma didática, auxiliando no processo de auto cura.

Hospedagem: Serão oferecidos espaços para acantonamento e opção de suítes com valores a definir.

Resultados esperados

  • Realização de um curso para formação de instrutores de yoga em 2019.
  • Formar instrutores de yoga capazes de desenvolver um trabalho ético e responsável de promoção de saúde, qualidade de vida e conexão com o mundo

A yoga é uma prática milenar que traz inúmeros benefícios para saúde. Ela auxilia o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que ajudam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e facilitar o emagrecimento.